Como nosso cérebro aprende?
Ter o conhecimento de como o nosso cérebro funciona, pode te ajudar muito nos estudos e nos aprendizados durante a vida e também na sua carreira profissional.
Tony Buzan, grande escritor inglês e sistematizador dos mapas mentais, ele comenta que: “Você aproveita a sua mente ao máximo estudando, em primeiro lugar, o que ela é.”
Ter o conhecimento de como a nossa mente trabalha para assimilar e aprender, é o primeiro passo para você conseguir estudar e aprender de forma mais objetiva.
A teoria da pirâmide de aprendizagem, atribuída a William Glasser, também nos explica de uma maneira bastante didática como o nosso cérebro apreende informações. Para ele, metodologias passivas (como ler e escutar) trazem menos resultado do que as metodologias ativas e interativas (como discutir e ensinar a alguém).Segundo Glasser, a porcentagem de assimilação de informação é maior quando você interage de algum modo com o conteúdo. Desse modo, a porcentagem de retenção equivaleria a:
10% – lendo;
20% – ouvindo;
30% – observado;
50% – vendo e ouvindo;
70% – debatendo o assunto;
80% – praticando;
95% – ensinando aos outros;
Nesse momento de pandemia, as pessoas tem se dedicado em alguns momentos aos estudos, saber como aproveitar melhor esse tempo, é essencial para sairmos mais fortes e desenvolvidos.
Tem alguma dica? Se sim, deixe seu comentário e marque uma pessoa que você gostaria de compartilhar esse conteúdo.
Fique bem e esteja bem
Cleyton
- Necessário Descanso
- 24 horas de um dia normal
- Mostre seu trabalho
- Passa muito rápido. Vida e Carreira.
- Uma Jornada de Conhecimento