No dia 17/06/20 minha filha, a pequena Cecília, completou seus 5 anos de idade. Doce, alegre e sempre alto astral. Chegou e mudou a minha vida, não pediu autorização e também não precisava, era algo que esperava e deseja muito.
Já passou 5 anos e desde então muitas coisas aconteceram, ela cresceu, aprendeu a andar e correr, gesticular e falar, chorar e sorrir. Começou a mostrar o que significa sentimento para ela, o que o ser humano quando está na sua fase adulta, tem muita dificuldade.
Ao analisar a passagem de todo esse período, vejo que muita coisa aconteceu, ela entrou na escola, começou a capoeira e balé. Tudo foi caminhando para que ela pudesse chegar no momento que está.
Aprendeu suas primeiras palavras em inglês e hoje já arrisca a cantar mesmo que de forma modesta, as primeiras músicas em outra língua.
Já se passaram 5 anos! Sua vida já não é mais a mesma e ter chegado onde chegou, só mostra que o que conquistou, é só o começo para o que ela quer para o futuro.
Com 5 anos já fala qual profissão quer ter e de vez em quando vem “quero ser veterinária Papai”. É muito cedo para dizer se realmente continuará com esse pensamento, mas é um desejo e algo que está com ela, não cabe a mim interferir nem muito menos dizer algo contrário, afinal, ela quem irá escolher com o que irá se dedicar. Ela ainda tem 5 anos e uma longa história para construir e contar.
E porque essa história? Certamente não foi para falar somente da minha filha, mas algo que me fez refletir essa semana quando ela completou seus 5 anos. Voltar esse tempo e analisar como estava minha vida, me fez pensar em compartilhar um pouco da minha história profissional e como a minha carreira vem se desenvolvendo. Foi nesse mesmo mês e ano, que a minha trajetória profissional começou a mudar e se desenhar para o que hoje, planejo para o meu futuro.
Naquele momento estava trabalhando em uma empresa de cosméticos (ainda estou quando escrevo esse texto) na função de Designer, posição que já ocupava a 4 anos e 6 meses, tinha a responsabilidade de trabalhar com todas as marcas de maquiagem da empresa. Passado um mês após minha filha nascer, retornei de licença paternidade e meus gestores me chamaram para uma conversa propondo uma nova oportunidade. A nova posição era algo que já estava almejando, mas não havia parado para “planejar” a transição. Conhecia todas as pessoas que ocupavam aquele cargo e acompanhava o trabalho no dia a dia e isso me permitia ter um conhecimento sobre todas as atividades envolvidas. Aceitei o convite sem muito analisar, pois como comentei, era algo que almejava. Passei a trabalhar naquela posição com toda a minha vontade.
Aquele período foi como se estivesse em uma universidade, aprendendo algo novo a todo momento. Todos os dias o sentimento era de que estava valendo a pena cada desafio e aprendizado, era tudo muito novo e grande.
Os anos se passaram, aprendi a conviver muito bem com a posição profissional e isso me gerou grandes oportunidades, amizades e reconhecimentos. Depois de ter trabalhado por aproximadamente quatro anos na posição, uma nova oportunidade surgiu e novos pensamentos vieram a tona, estava preparado para uma nova mudança?
Um nova era começou. Um novo caminho estava se iniciando.
A experiência com o trabalho técnico, abriu portas e conheci pessoas maravilhosas que me ajudaram em cada detalhe da minha profissão. Recebi feedbacks que auxiliaram a desenvolver planos mais sólidos e moldar o meu perfil profissional. Sou eternamente grato a todas as pessoas que estiveram ao meu lado, orientado e guiando os meus passos. Toda essa parceria me mostrou o caminho que poderia percorrer afim de alcançar o próximo passo da minha jornada profissional.
Ao ser instigado para uma nova oportunidade, avaliei com muito carinho e decidi embarcar em uma nova história. Ao analisar cada detalhe, pois era uma mudança bem maior, entendi que tudo começava a fazer mais sentido para minhas habilidades pessoais e estava de encontro com o que vinha estudando e me certificando
Muitas vezes acreditamos estar no caminho certo, ai vem a vida e te mostra novas oportunidades. Nesse momento, pare e avalie, faz sentido e vai de encontro com o seu propósito de vida?
Se dedique e cresça ao menos 1% todos os dias.
Essa nova oportunidade, redesenhou um modelo de vida profissional que vinha atuando. Não havia planejado a mudança e tão pouco almejava esse cargo. Na minha vida, sempre tive pessoas maravilhosas e nesse momento, promoveram questionamentos que foram super importantes e que me movimentam até hoje em direção aos meus objetivos pessoais e profissionais.
Tendo o convite aceito, participei do processo seletivo e consegui a aprovação. Hoje estou trabalhando na posição que me ensina e me inspira a sempre mostrar o meu melhor, e quando isso não é suficiente, encontramos novas oportunidades e novos aprendizados.
Nossa vida passa e nossa carreira também. Desde quando minha filha nasceu, tive três grandes oportunidades profissionais. Cresci e amadureci muito em cada momento e isso me credencia a buscar mais mudanças e aprendizados.
Ter um planejamento sobre sua carreira pode ser uma ótima ferramenta para trilhar o seu caminho, mas tenha certeza que mudanças vão acontecer e você precisará que está tudo bem e faz parte do processo. Se permita mudar e replanejar a sua carreira quando entender que é um caminho ideal.
Você vai se questionar sobre o trajeto que está trilhando, pessoas te perguntarão se realmente é isso que tanto almeja e se todo o esforço será recompensado no futuro. Entenda, isso faz parte da jornada e os questionamentos te mostrarão o quanto que tudo tem o seu devido valor.
Tendo passado por todo esse aprendizado com mudanças profissionais e ter entendido o caminho que quero alcançar, me ajudou a ter clareza do planejamento que estou seguindo. Utilizar as habilidades pessoais e adquirir novos conhecimentos, ajudarão a alcançar novos oportunidades e claro, vão me guiar para realizar o que tanto almejo.
A vida passa e sua carreira também e nunca será tarde para começar. Uma posição profissional pode ser momentânea e é parte da sua jornada, mas orgulhar-se da história e do caminho que você esta construindo, é o mais importante.
“Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos”. Steve Jobs
Ainda não sabe o que fazer e nem por onde começar? Pare um tempo e avalie o que realmente tem significado para você.
Se questione:
- O que te motivará a levantar todos os dias para trabalhar?
- Qual será a história que você vai se orgulhar de contar?
- O que você quer fazer, está de encontro com a sua essência?
- Suas habilidades estão sendo usadas da maneira correta?
- O que hoje, se você começar a fazer, irá se orgulhar de estar trabalhando?
- Tudo o que você almeja, ajudará mais pessoas a construirem novas histórias?
A sua carreira precisa ter valor e ajudar a construir uma pessoa diferente da que você foi no dia anterior. A vida passa rápido e viver experiências que te motivem a usar suas habilidades no seu trabalho, construindo a sua carreira, vão ajudar você e todas as pessoas que estão ao seu redor.
Foque no seu propósito, se ainda não encontrou, continue procurando, continue faminto em tentar encontrá-lo e passar a vivê-lo.
Fique bem e esteja bem.
Cleyton Luiz